Guerras: como 2024 uniu rivais e criou novos inimigos e o que esperar de 2025 BBC News Brasil

Internacional Últimas Notícias do Mundo

De acordo com o MPO, o Brasil tem hoje 100% de adimplência com despesas obrigatórias junto aos organismos internacionais. Na quinta-feira, a Qatar Airways anunciou a retomada dos voos para a capital síria a partir de terça-feira, após uma interrupção de quase 13 anos. Aviões de ajuda internacional estão chegando na Síria, e os voos internos também estão sendo retomados. “Anunciamos que começaremos a receber voos internacionais de e para o Aeroporto Internacional de Damasco” na terça-feira (7), disse a agência de notícias estatal Sana, citando Ashhad al Salibi, que dirige a Autoridade de Aviação Civil e Transporte Aéreo.

A chegada de um contingente de soldados norte-coreanos do tamanho de uma divisão, que se acredita ser entre 10 e 12.000, é uma má notícia para a Ucrânia, que já está lutando com escassez de militares. O Escritório de Investigação de Corrupção informou que interrompeu a execução do mandado por causa da preocupação com a segurança do pessoal no local. No final de 2024, o governo e o congresso da Itália decidiram aumentar em 100% o custo da solicitação de cidadania nos consulados. O conteúdo ao qual você tenta acessar não existe ou não está mais disponível.

Europa

Notícias internacionais

Não seria necessária muita provocação para desencadear uma nova rodada de ataques aéreos israelenses ao Irã. A Ucrânia pareceu recentemente tomar um rumo errado nessa região ao permitir, em julho, um grande ataque às forças do governo malinês e seus mentores russos. Um dos muitos efeitos Notícias internacionais do ataque liderado pelo Hamas ao sul de Israel em outubro de 2023 é que a reação israelense teve desdobramentos devastadores sobre os aliados do Irã na região.

Receba as principais notícias, análises e áudios produzidos pelas nossas equipes em São Paulo e Londres e seja o primeiro a saber dos fatos mais importantes e interessantes no Brasil e no mundo. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. Confira as notícias mais recentes sobre os principais acontecimentos no mundo.

O governo de Israel decidiu claramente fazer de tudo para “neutralizar” seus inimigos, estejam eles em Gaza, Líbano, Iêmen ou Síria. A situação tem potencial para um conflito verdadeiramente catastrófico com consequências econômicas globais que ofuscariam a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia. Enquanto o Ocidente passou os primeiros 20 anos deste século preocupado em combater insurgências no Iraque e no Afeganistão, a China colonizou silenciosamente pontos estratégicos em águas internacionais no Mar da China Meridional e os reivindicou para si. Até agora, a Coreia do Sul evitou cuidadosamente enviar qualquer kit militar diretamente para a Ucrânia — enviando-os para os EUA, o que depois segue para a Ucrânia.

Já é 2025 em parte do mundo; veja fotos de celebrações e fogos

Tudo isso aumenta as tensões já febris na Península Coreana, onde um Estado paranoico com armas nucleares (o Norte) enfrenta seu vizinho democrático pró-Ocidente (o Sul). Os dois países nunca encerraram oficialmente sua guerra — ela parou com um armistício em 1953. O mais recente conflito no território palestino foi desencadeado pelo ataque liderado pelo Hamas (grupo considerado terrorista por muitos governos) no sul de Israel em 7 de outubro de 2023, no qual mais de 1100 pessoas foram mortas e cerca de 250 levadas para Gaza como reféns.

Boeing tem mais de 4.000 aviões do mesmo modelo de acidente na Coreia do Sul em operação

As conversas, que estavam em ritmo lento desde 2019, foram retomadas pelo petista em 2023. A Suécia agora se juntou à Otan, o que significa que oito países da organização agora beiram o Mar Báltico, onde a Rússia mantém dois pontos de apoio estratégicos, em São Petersburgo e Kaliningrado. A guerra na Ucrânia se mostrou quase certamente invencível, pelo menos para a Ucrânia.

A complexidade do Oriente Médio faz a guerra na Ucrânia parecer simples de entender. Porque há vários conflitos nesta região, muitos em fúria ou adormecidos, e acontecendo ao mesmo tempo. Ataques aéreos israelenses apoiados pelos EUA no Líbano e em Gaza, mísseis iemenitas disparados contra Israel. A informação consta em uma nota conjunta dos Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e das Relações Exteriores (MRE), divulgada nesta quinta-feira, 26, à imprensa.

ブログカテゴリーの記事